Sexta-feira, 21 de Maio de 2010

Fundos Investimento

Como todos os casamentos de conveniência, o divórcio foi cantado quase a partir do dia do casamento. Telefónica e Portugal Telecom no Brasil juntaram forças em 2001 para assumir posições no mercado quase virgem do país de telefonia móvel na Amazônia. Desta união nasceu viva, que agora é a primeira operadora do país, com 54 milhões de clientes. Depois que a criança cresceu, os dois operadores de crédito a sua custódia, embora o divórcio foi longo e difícil crave.

A iniciativa tem o partido mais forte. Telefónica lançado em 06 de maio 5700000000 oferta por 50% das ações que não possui de Brasicel, a holding que controla 60% da Vivo, metade dos quais pertence ao PT.

A oferta foi recebida esta semana deve ser rejeitada por unanimidade pelo conselho de administração da PT, que considera um bem viver "vital" para sua estratégia de crescimento.

Mas a Telefônica, que já teve a rejeição inicial, não desistiu e está pronta para estrelar uma revolta de acionistas indecisos ou contra a placa para a sua oferta a uma conclusão bem-sucedida. Tenha em mente que 65% dos proprietários PT não é Português. Embora não devemos esquecer que aqueles que dominam o conselho são lusos (Espírito Santo, Caixa Geral e do público em curso), e em perfeita harmonia com o governo do país, analisar a oferta hostil não apenas viver, mas quase uma ofensa nacional.

Um celular jogos para todas as variáveis financeiras. O prêmio oferecido é de 145% sobre o preço médio de viver o mês anterior ao da oferta, a 84% maior do que a avaliação que os analistas dão a esse activo, 40% do valor da PT (incluindo a dívida de 5.500 milhões de euros um fundo de pensão de 1,1 mil milhões de euros), equivalente a 80% da capitalização de mercado atual de todos os PT (6,926 milhões no final de sexta-feira).

Quase todos os analistas, incluindo os dos acionistas do Espírito Santo, Barclays, vêem vantagens na proposta. Morgan Stanley acredita que "parece haver melhores opções para a PT" e, apesar da oposição da equipa de gestão, é "difícil ver como a PT poderia dar origem a uma criação de valor similar Vivo" em comparação com o que você paga para a Telefónica. Caja Madrid assinala que, se realizada, não "piorou significativamente" rácios da dívida da Telefónica e os pontos de Barclays para uma "mudança na propriedade", como o resultado mais provável da operação.

Dar ideias, a Telefónica diz que paga 30% da Vivo, a PT pagar a sua dívida, seria dotar o fundo de pensão e até poderia enfrentar o ajustamento do trabalho está pendente e deverá atingir uma em cada três dos seus 12.000 empregados. Do lado negativo, a PT iria perder qualquer possibilidade de expansão, pois nem na Europa (por tamanho) e África (de risco) parece ser uma saída para essa quantidade de dinheiro. Live representa quase metade do fluxo de caixa do PT e do lucro operacional bruto (Ebitda).

A verdade é que o Conselho possa pará-lo. Estatutariamente, há direitos de voto limitados. Além disso, a possibilidade de convocar uma reunião extraordinária para os acionistas de falar, como quer que a Telefónica, também está em dúvida. Economic Journal, o diário financeiro Português, nesta sexta-feira citando o presidente do Conselho de Accionistas da PT, Antonio Menezes, não convocar qualquer reunião, se o Conselho não perguntar. Na verdade, este mesmo conselho e bloquearam a OPA da Sonae grupo Luso em 2007, que, aliás, teve o apoio da Telefonica.

Mas a situação mudou muito em três anos. Portugal vive mais do que qualquer recessão na carne. Todas as piscinas financeira será o próximo alvo da zona do euro país a cair. E os bancos não são muito melhores. Apesar de não anunciar, por razões óbvias, a oferta da Telefónica não vive longe dessa situação. Para se ter uma idéia da magnitude da oferta, que representa 3% do PIB em Portugal, 42% das despesas com pensões e 279% das prestações de desemprego do país. Se os mercados estão apostando contra Portugal, incluindo os bancos núcleo duro do conselho de administração da PT poderá abrir caminho em busca de uma injecção de fundos, que o tempo é difícil de repetir.

Talvez por causa desta fraqueza, a Telefônica está pronto para qualquer coisa neste momento. Uma sonda para fundos de investimento, os sindicatos e, em última instância, até mesmo para levantar uma oferta para a PT. O alerta foi lançado na quinta-feira em Santiago Fernandez Valbuena apresentação para analistas financeiros nos resultados do primeiro trimestre: "A licitação para a Portugal Telecom estaria cheio de incertezas e não é o que nós faríamos, enquanto a economia da operação sugere que há foi financeiramente viável. "

ação do ouro ainda tem o Estado protege PT esta opção, mas a defesa seria tão fácil como com a Sonae. Isso ocorre porque o governo anunciou Luso aumento de tributação das empresas e do IVA resultados penalizados e as margens operacionais, provavelmente também reduziu o rendimento devido à redução geral dos salários e aumento de impostos. A política de dividendos agressiva, o resultado de defesa adoptada pelo conselho de administração da PT com a oferta da Sonae, está em perigo, como apontou em seu relatório mais recente do Barclays Capital.

fraqueza PT não é só nas mentes da Telefónica. A agência de rating Standard & Poor's colocou nesta sexta-feira os ratings em perspectiva negativa do PT, por causa da incerteza sobre o nível de alavancagem da lusa operador acima da previsão (dívida / EBITDA de 3,3 vezes para 2009) .

Aconteça o que acontecer com a Vivo, o fato é que as relações entre as duas empresas não podem ser facilmente redirecionada. "O fato de que o Conselho rejeitou a oferta por unanimidade, sem dar a acionistas a oportunidade de ser ouvido, é um indicativo das prioridades do PT e deve levantar questões em relação à governança corporativa", disse Fernandez Valbuena.

Telefónica e PT foram removidas de suas máscaras e são parceiros na batalha aberta. Solução: 06 de junho, quando a oferta expira no grupo presidido por César Alierta.

publicado por bancatelefonica às 12:44
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.posts recentes

. Fundos de pensões: Alguma...

. Como aplicar os cartões d...

. O que es renting?

. A origem da banca telefón...

. Fundos Pensoes

. Banca telefónica

. Seguro Multi-Riscos

. A rentabilidade dos plano...

. Modelos existentes DISTÂN...

. Vantagens dos fundos de i...

.arquivos

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds